Relato 365

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Treinamento e desenvolvimento

404-2

As ações de treinamento estão alinhadas à estratégia da organização e ao desenvolvimento das competências que viabilizam o negócio. São estruturadas com base nos resultados obtidos nos processos de avaliação, identificados por meio da correção de gaps individuais e desenvolvimento de competências específicas para o desempenho das funções, e para a preparação de colaboradores para ocuparem novas posições, consideradas essenciais à Companhia. As ações de treinamento também contemplam o desenvolvimento de competências necessárias à implantação de novos projetos e as diretrizes da Companhia.

A gestão de desenvolvimento dos colaboradores é feita por meio de um Sistema Integrado de Recursos Humanos que é referência no mercado e foi criado com o propósito de unificar todos os processos de gestão das pessoas do Grupo Eternit.

Por meio desse sistema, é possível acompanhar o desempenho e o desenvolvimento dos colaboradores, desde o cadastro do seu minicurrículo, com seus conhecimentos, competências e habilidades, até os processos de avaliação, remuneração e desenvolvimento.

Com isso, a Eternit agrega mais transparência aos processos internos de Recursos Humanos, compartilha com o colaborador as possibilidades de crescimento e carreira e se antecipa no desenvolvimento de competências necessárias para as demandas da Companhia.

Para complementar a visão do colaborador em relação ao seu futuro, a Eternit criou o PLACAR, que é um programa que permite o autodesenvolvimento, incentivando o colaborador, por meio de mapeamento de GAPs, com critérios formais e estruturados, a montar o seu próprio plano de desenvolvimento, preparando-se para futuras posições dentro do Grupo

Eternit, de forma clara e transparente. O principal objetivo é permitir que o colaborador se desenvolva, para que ele possa assumir novos desafios na sua área ou em outras áreas da Companhia e possa estabelecer o seu próprio plano de desenvolvimento profissional.

A Companhia conta também com a Educação Corporativa da Eternit, com o propósito de desenvolver as competências e as habilidades dos colaboradores, criando modelos de aprendizagem contínua, alinhados aos objetivos da Companhia, de forma a promover iniciativas de treinamento, de desenvolvimento e de compartilhamento do conhecimento no ambiente de trabalho, que são estruturadas com base nos pilares Excelência Operacional, Desenvolvimento e Inovação, Estratégias do Negócio e Desenvolvimento da Liderança.

Para a liderança, há um programa específico – chamado GoLíder. É focado na capacitação da liderança em seu exercício atual e na preparação de potenciais colaboradores para futuras posições de liderança, desenvolvendo competências necessárias para o alcance de metas e resultados – por meio da capacidade de liderar e inspirar equipes.

Média de horas de capacitação por ano, por colaborador 404-1

Todos os colaboradores admitidos em 2021 passaram por treinamento sobre as normas e os procedimentos ligados aos direitos humanos e à conduta ética esperada pela Companhia por meio do Programa de Integração. Os demais colaboradores participaram de workshops sobre responsabilidade e ética. 412-1, 412-2

Além disso, o colaborador poderá, a qualquer momento, consultar todo esse conteúdo e outras informações no Sistema Integrado de Recursos Humanos.

Indicadores de treinamento em direitos humanos

Todos os colaboradores admitidos em 2021 passaram por treinamento sobre as normas e os procedimentos ligados aos direitos humanos e à conduta ética esperada pela Companhia por meio do Programa de Integração. Os demais colaboradores participaram de workshops sobre responsabilidade e ética. 412-1, 412-2

Além disso, o colaborador poderá, a qualquer momento, consultar todo esse conteúdo e outras informações no Sistema Integrado de Recursos Humanos.

Indicadores de treinamento em direitos humanos

Avaliação de desempenho
O monitoramento do desempenho é realizado por meio da avaliação de desempenho, no Sistema Integrado de Recursos Humanos, aplicada a 100% dos colaboradores, diferenciada apenas pela complexidade da avaliação. Para o nível de liderança são realizadas reuniões de consistências com um nível hierárquico acima, complementando a avaliação do sistema. Os resultados, para colaboradores e gestores, ficam disponíveis no sistema.

Avaliação de desempenho
O monitoramento do desempenho é realizado por meio da avaliação de desempenho, no Sistema Integrado de Recursos Humanos, aplicada a 100% dos colaboradores, diferenciada apenas pela complexidade da avaliação. Para o nível de liderança são realizadas reuniões de consistências com um nível hierárquico acima, complementando a avaliação do sistema. Os resultados, para colaboradores e gestores, ficam disponíveis no sistema.

As avaliações de desempenho dos membros do órgão de governança do Grupo Eternit seguem as normas da Política de Avaliação dos Administradores. As avaliações são realizadas anualmente, de forma independente. Anualmente, os membros do Conselho de Administração, por meio do Sistema Integrado de Recursos Humanos da Companhia, realizam uma autoavaliação, são avaliados pelos pares e pelos diretores, segundo metodologia implementada pelo Comitê de Recursos Humanos. O Conselho de Administração e seus Comitês devem garantir a implantação das melhorias identificadas na avaliação, gerando um ciclo virtuoso de melhoria contínua e alinhamento com a estratégia.

As avaliações são alinhadas às melhores práticas de governança corporativa e à legislação aplicável. Tem como fundamento as normas gerais emitidas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre o assunto, Regulamento de Listagem do Novo Mercado da B3 e o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro Governança Corporativa (IBGC). Quaisquer medidas são tomadas para corrigir ou implantar ações decorrentes do resultado da avaliação. 102-28

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