Relato 365

Relato 365

Relato 365

Investimentos

203-1

Em 2021, os investimentos da Companhia totalizaram R$ 56 milhões, sendo que 52% foram destinados a projetos estratégicos (telhas fotovoltaicas e programa de modernização de fibrocimento) e 48% a investimentos em continuidade operacional.

Modernização do parque industrial de fibrocimento
Em 2021, a Eternit iniciou a implementação do programa de modernização do parque industrial de fibrocimento, com destaque para ampliação das unidades do Rio de Janeiro e de Goiânia.

A unidade de Goiânia terá sua capacidade elevada para 25 mil toneladas/mês, representando um aumento de 25% na produção atual.

A unidade do Rio de Janeiro terá sua capacidade elevada para 15 mil toneladas/mês, representando um aumento de 15% na produção atual.

Juntas representarão um adicional na capacidade produtiva de cerca de 7 mil toneladas por mês, ou cerca de 10% da capacidade da Companhia. A conclusão das ampliações das fábricas do Rio de Janeiro e de Goiânia está prevista para 2022.

 

Iniciamos o processo de aquisição da Confibra
Em janeiro de 2022 foi celebrado o contrato de compra e venda para aquisição da totalidade do capital social da Confibra.

Atuando no mercado de telhas de fibrocimento desde 1973, a Confibra é uma empresa de capital nacional, localizada na cidade de Hortolândia, interior do Estado de São Paulo, onde possui capacidade de produção de 168 mil toneladas por ano, o que representará um adicional de cerca de 20% na capacidade de produção de telhas de fibrocimento do Grupo Eternit.

A aquisição está em linha com a estratégia da Eternit de crescimento e consolidação setorial, proporcionando ganhos de sinergia, aumento da escala de produção da Companhia e ocupação da unidade da Eternit Amazônia, que passará a fornecer fibra de polipropileno para a Confibra. Um passo importante na direção da consolidação da liderança no mercado de coberturas e uma excelente oportunidade de integração operacional e captura de sinergias.

A conclusão da operação ficou sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) até julho de 2022, quando foi aprovada. Em 1º de agosto de 2022, a Confibra passou a fazer parte do Grupo Eternit.

 

Ampliação da capacidade de produção de fibra de PP da unidade de Manaus
A produção de fibra sintética de polipropileno (PP) na unidade de Manaus, insumo para produção de fibrocimento, totalizou 12 mil toneladas em 2021, registrando novo recorde de produção, 25% acima da capacidade de projeto.

Diante da demanda aquecida no segmento de fibrocimento, da aquisição da Confibra e do projeto greenfield do Ceará, a Companhia anunciou ao mercado, em janeiro de 2022, a ampliação de capacidade da unidade de Manaus para 18 mil toneladas por ano de fibra de polipropileno, representando um adicional de 40% da capacidade atual. A conclusão da ampliação da fábrica de Manaus está prevista para o fim de 2023, com investimento estimado de R$ 24 milhões.

Projeto Telha Solar

Nossos investimentos em inovação e sustentabilidade estão destinados ao projeto de desenvolvimento de telhas fotovoltaicas com células de captação de energia do sol aplicadas diretamente na telha de concreto (Tégula Solar) e de fibrocimento (Eternit Solar).
Para comprovação desse projeto pioneiro de produção de telhas fotovoltaicas, contamos com uma unidade de demonstração localizada em Atibaia (SP), com capacidade de produção de telhas que totalizam 10,8 MWp/a em geração de energia fotovoltaica.
A Eternit vem cumprindo as etapas do projeto de comprovação da tecnologia, tendo realizado a instalação de seis projetos-piloto de telhas fotovoltaicas de concreto BIG-F10, visando à verificação de desempenho e à durabilidade do produto em aplicações reais.

As primeiras vendas das telhas fotovoltaicas de concreto BIG-F10 foram realizadas no terceiro trimestre de 2021, ainda de forma restrita a projetos selecionados, como mais uma etapa importante do programa de desenvolvimento do negócio.

Telha fotovoltaica de fibrocimento F-140 teve seu registro homologado pelo INMETRO, cumprindo assim a etapa final do processo de registro do novo produto.

Matérias que podem interessar