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Todos os produtos da Eternit são fabricados conforme premissas de excelência, eficiência e qualidade, em conformidade com os valores da nossa empresa, incluindo nosso compromisso permanente com a preservação da saúde e da segurança, respeito ao meio ambiente e foco no cliente.
Hoje, os negócios da Companhia vão muito além da comercialização de telhas – modelo pelo qual a empresa tornou-se conhecida no Brasil –, oferecendo matérias-primas e produtos destinados à construção civil.
Além de contar com um amplo portfólio que contempla produtos de qualidade, inovadores e modernos, a Eternit está investindo no desenvolvimento de novos negócios. Assim como já é realidade nos Estados Unidos e Europa, a Eternit entende que a cultura de se construir com materiais simplificados e semiprontos, como chapas cimentícias e Painéis Wall, tende a ter maior aceitabilidade no Brasil nos próximos anos.
A linha de produtos e serviços oferecida pela Companhia está dividida em três categorias: Coberturas, Sistemas Construtivos e Mineração.
A Tégula, maior fabricante de telhas de concreto do Brasil, possui uma fábrica, localizada na cidade de Atibaia (SP), dotada da mais alta tecnologia de produção não apenas de telhas, como também um amplo portfólio de acessórios, oferecendo assim a solução completa para o telhado.
A empresa soma também uma abrangente carteira de contatos de arquitetos e engenheiros com foco na troca de experiências e opiniões sobre os produtos da empresa, incluindo especificações e outras novidades da construção civil.
A Eternit tem 99,99% de participação acionária na Tégula S/A.
A fibra de polipropileno (PP) é um material muito utilizado na indústria de materiais para construção civil, sendo especialmente empregada na fabricação de telhas de fibrocimento, aumentando a resistência e a durabilidade das telhas, tornando-se uma excelente alternativa ambiental e de ótimo custo-benefício.
Ela reforça as ligações dos agregados do concreto e minimiza o risco de formação de fissuras, o que aumenta a resistência à fadiga, proporciona melhor tenacidade ao concreto, reduz a necessidade de manutenção, aumenta sua durabilidade e torna o material mais resistente a fogo e impactos.
A SAMA está situada no município de Minaçu, ao Norte do estado de Goiás, a 510 quilômetros de Goiânia. Instalada à margem esquerda do rio Tocantins, ocupa uma área de concessão estadual que abrange 4.500 hectares, sendo que, desse total, menos de 20% são destinados à mineração. Do restante, 10% equivalem a áreas de reflorestamento e 70% à reserva natural de vegetação nativa.
A SAMA se diferencia de seus concorrentes devido às boas práticas ambientais, sociais e de saúde e segurança. Também se destacam sua capacidade de manter estável a qualidade da fibra produzida e a garantia da entrega do mineral ao cliente no prazo definido em qualquer parte do mundo.
Exporta para diversos países, entre os quais: Índia, Indonésia, Sri Lanka, Vietnã, México, Colômbia, Bolívia, Estados Unidos da América e Canadá.
A SAMA foi a primeira mineradora de crisotila do mundo a ser certificada pela ISO 14001 e pela OHSAS 18001. A mineradora também apoia as Metas do Milênio e é signatária do Pacto Global, ambas iniciativas da ONU.
A Eternit tem 99,99% de participação acionária na SAMA S.A. –Minerações Associadas.
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Ao longo da história, o uso da energia tem sido cada vez mais presente e essencial na vida de todos. Com o desenvolvimento de novas tecnologias e o surgimento de novas necessidades, aliados ao crescimento quase constante da população, um dos grandes desafios hoje encontrados é a incerteza com relação à disponibilidade futura de energia diante da demanda.
Seguindo essa forte tendência, o Grupo Eternit iniciou em 2021 a prospecção de novos produtos ao mercado da construção civil. Além do investimento contínuo em ciência e tecnologia para desenvolvimento e aperfeiçoamento das telhas sustentáveis ou telhas fotovoltaicas – que integram minipainéis solares embutidos em seu interior –, a Companhia passou a investir na diversificação e ampliação da gama de produtos e acessórios na linha de Sistemas Construtivos.
Neste ano, foram realizadas pesquisas de mercado e de novos produtos, com o intuito de oferecer uma solução completa dentro do segmento de Sistemas Construtivos e por fim incorporar novidades no portfólio da Companhia. O investimento vem para ampliar a sustentabilidade financeira do Grupo Eternit e viabilizar a maior concentração de produtos de marca própria na matriz cimentícia.
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A segurança do produto tem prioridade máxima no Grupo Eternit. Também envolve comunicação com clientes diretos e usuários finais na cadeia de valor, além da otimização de recursos de produtos relacionados à segurança e ao meio ambiente. O Grupo Eternit promove o contato permanente com os clientes, que são apoiados na aplicação e uso dos produtos da Eternit. A oferta de produtos conta com informações, em particular no que diz respeito à aplicação ideal e segura, riscos à saúde, descarte de resíduos e manuseio de embalagens.
Os produtos do Grupo Eternit são desenvolvidos e testados por uma equipe de especialistas. Quando aplicável, as fichas de segurança (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos [FISPQS]) contêm dados relevantes de segurança que explicam sobre identificação do produto e empresa; identificação de perigos; composição e informações sobre os ingredientes; medidas de primeiros socorros; medidas de combate a incêndio; controle de exposição individual; propriedades físico-químicas; estabilidade e reatividade; informações toxicológicas; informações ecológicas; considerações sobre tratamento e disposição; informações sobre o transporte; regulamentações etc.
Nas fichas técnicas, os consumidores são informados quanto à descrição básica; preparo; aplicação; restrições de uso; validade; armazenamento; recomendações; segurança e meio ambiente. Nas regras práticas, é detalhado como é feita a aplicação/instalação de cada material para que o consumidor se sinta seguro no momento de utilização do produto. Informações sobre a instalação são carimbadas nas telhas para orientação dos clientes.
Em 2021, não identificados queixas ou casos de não conformidade com leis e/ou códigos voluntários em relação a informações e rotulagem de produtos e serviços, comunicação e marketing, violação da privacidade e perda de dados de clientes.