Relato 365

Relato 365

Relato 365

Comunidades

103-1, 103-2, 103-3, 203-1, 413-1, 413-2

O Grupo Eternit compreende que engajamento efetivo com as comunidades locais contribui para identificar as expectativas e as necessidades do entorno. No momento, não possui um programa de desenvolvimento das comunidades estabelecido onde possui operações. A Companhia investe em programas sociais locais, com o intuito de cooperar com o desenvolvimento social local.

No decorrer de 2021, a Eternit realizou investimentos de cerca de R$ 1,2 milhão em projetos de teor cultural, social, esportivo e educacional, a saber:

  • Hospital de Base de São José do Rio Preto: por meio do projeto Adote um leito, foi possível oferecer leitos especializados para atendimento a idosos, assim como manter equipe de profissionais de saúde na unidade de cuidados paliativos do hospital.
  • Instituto Esporte e Educação: fundado pela medalhista olímpica e mundial Ana Moser, o projeto tem como objetivo desenvolver e disseminar o esporte educacional em comunidades de baixa renda, focando o atendimento direto a crianças e jovens e a formação e apoio aos profissionais de educação física que atuam nos núcleos.
  • Instituto Mpumalanga: por meio de educadores, o projeto tem como objetivo apoiar os elementos da música, dança, literatura, artes plásticas e do teatro, ampliando o trabalho em sala de aula e proporcionando a crianças, jovens e adultos a compreensão da cultura popular e local.
  • Instituto da Oportunidade Social (IOS): apoio na formação profissional e empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência por meio de conhecimento técnico e capacitação teórica e competências comportamentais.

Dentro da estratégia do Comitê ESG, está prevista a realização de estudos locais, elaboração e formalização de programas estruturados em prol da comunidade do entorno e consulta aos stakeholders em 2022. Com base nesses dados, serão elaborados planos de ação para o desenvolvimento social, ambiental e econômico das regiões onde as unidades da Companhia estão inseridas.

A unidade operacional do Grupo que apresenta potencial para gerar impacto social negativo é a SAMA, localizada no município de Minaçu (GO), cidade que possui aproximadamente 30.000 habitantes. Em 2021, a SAMA gerou o recolhimento de impostos no valor total de R$ 81.000.000,00.

A possibilidade de impacto está relacionada ao processo em andamento com objetivo de paralisar imediatamente a operação; apesar de a lei estadual permitir a exploração para exportação de amianto, é de conhecimento da Companhia uma ação do Ministério Público do Trabalho para suspender a operação. A paralisação geraria a redução de aproximadamente 30% da receita do município e a redução de 400 empregos diretos. As demais unidades não possuem potencial alto para impacto negativo.

Matérias que podem interessar