103-1, 103-2, 103-3, 102-16
Conduzimos nossos negócios dentro de uma estrutura de padrões morais e profissionais, legislações, regulamentações e políticas internas. Entretanto, temos consciência de que essas normas não necessariamente regem todos os padrões de comportamento.
Por isso, temos um Código de Ética fundamentado nos princípios e valores do Grupo Eternit, aplicável a todas as pessoas, instituições públicas e privadas que integram e/ou interagem conosco.
O Código de Ética do Grupo Eternit tem como objetivo apoiar o compromisso com a integridade e a ética em nossas atividades. Com isso, visamos minimizar a exposição do Grupo Eternit e de seus colaboradores a quaisquer infrações e sanções postas pela legislação vigente, além de reduzir a possibilidade de danos ao negócio e à sua reputação.
O documento ainda tem a função de orientar e conscientizar sobre o padrão de conduta que o Grupo Eternit espera que seja praticado pelos colaboradores no desempenho de suas atividades, assegurando assim uma cultura corporativa de ética e conformidade, alinhada aos valores da Companhia.
Para mais informações sobre nosso Código de Ética, clique aqui.
205-2
No Código de Ética são tratadas as práticas de combate à corrupção. A empresa também conta com um Canal de Denúncia, independente, para investigação de ações ilícitas pela Área de Auditoria Interna, que reporta o resultado das investigações ao Comitê Financeiro, Auditoria e Riscos.
Ligado ao Conselho de Administração, o Comitê Financeiro, Auditoria e Riscos é composto de dois conselheiros e é responsável por acompanhar periodicamente as apurações das denúncias que envolvam atos ilícitos (corrupção, desvios etc.) ou que não estejam em linha com os pilares do Código de Ética.
205-2
No Código de Ética são tratadas as práticas de combate à corrupção. A empresa também conta com um Canal de Denúncia, independente, para investigação de ações ilícitas pela Área de Auditoria Interna, que reporta o resultado das investigações ao Comitê Financeiro, Auditoria e Riscos.
Ligado ao Conselho de Administração, o Comitê Financeiro, Auditoria e Riscos é composto de dois conselheiros e é responsável por acompanhar periodicamente as apurações das denúncias que envolvam atos ilícitos (corrupção, desvios etc.) ou que não estejam em linha com os pilares do Código de Ética.
Em 2021 não foram constatados atos de corrupção. Porém, caso sejam constatados atos ilícitos e que não estejam em linha com os pilares do Código de Ética, ações são tomadas pela Administração no sentido de evitar que elas reincidam (ex.: demissão por justa causa, Boletim de Ocorrência). 205-3
Também não foram identificadas ações judiciais pendentes ou encerradas por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio no Grupo Eternit. 206-1
Em 2021, a SAMA recebeu três processos ainda sem condenação definitiva até o fechamento do período coberto pelo Relatório. Os processos foram aplicados no contexto de alegada não observância de legislação/regulamentação, em discussão pela Companhia. Os casos envolvem temáticas diversas, tais como supostos danos ambientais em Bom Jesus da Serra e região, especificamente decorrentes da exploração de amianto na Fazenda São Félix do Amianto, e ação popular que visa à condenação dos réus na obrigação solidária de realizar a recuperação da área supostamente degradada. Como prática, para evitar novas ocorrências, a Companhia avalia as infrações e, caso cabível, promove os ajustes necessários a cada um dos casos. 307-1
Todas as ações relacionadas a conformidades e regulamentações são divulgadas em notas explicativas nas Demonstrações Financeiras do Grupo Eternit, disponíveis no site de Relações com os Investidores. Em 2021, a Companhia encerrou o período sem multas significativas (acima de R$ 50.000,00), referentes a ações recebidas ou cuja decisão/pagamento ocorreu no ano. 419-1
102-17
Reforçando o compromisso com a transparência nos negócios e nas relações com o mercado, assim como a preocupação em manter o ambiente de trabalho íntegro e livre de irregularidades, o Grupo Eternit disponibiliza a seus colaboradores, fornecedores, clientes, parceiros de negócios e comunidade em geral um Canal de Denúncias.
Esse Canal de Denúncias é administrado de forma independente e autônoma, por uma empresa especializada, e não sofre nenhum tipo de interferência de nenhum membro da Administração, sendo todo o conteúdo que por ele circula tratado com estrita confidencialidade.
As denúncias são encaminhadas a uma equipe corporativa que realiza as investigações de maneira independente e totalmente imparcial, o que garante o sigilo e a confidencialidade dos relatos. O resultado das investigações e ações de remediação propostas é reportado periodicamente à Alta Administração.
O Canal de Denúncias está disponível na internet em:
https://www.contatoseguro.com.br/grupoeternit
ou pelo telefone 0800 600 3254.