301-1, 301-2
As unidades operacionais do Grupo Eternit possuem controle das matérias-primas mais relevantes, como cimento, calcário, resina, celulose, fibra de polipropileno, feltro e embalagens. No caso dos insumos utilizados na mineradora SAMA, em Minaçu (GO), a Companhia monitora a utilização de óleo diesel, gás GLP e demais itens relevantes para o processo industrial.
A Companhia não realiza monitoramento das matérias-primas separadas por tipos renováveis e não renováveis. A gestão considera avaliar tal controle para melhorias dos processos.
As unidades de fabricação de fibrocimento utilizam celulose reciclada, papel/papelão, fibra de tecido recuperada e resíduo de calcário na composição para produção de telhas. Em 2021, para as unidades que realiza tal processo de industrialização, a Companhia utilizou 26.930 toneladas de matéria-prima reciclada.
Com o compromisso de melhorar a eficiência dos processos de produção industrial e buscar a melhor gestão dos recursos, a Eternit trabalha eliminando desperdícios de insumos e ainda oferecendo produtos com o mínimo impacto ambiental. Entre as medidas adotadas pela Companhia, destaca-se a reciclagem.
O reaproveitamento de materiais é comum nas unidades fabris Eternit, as quais reutilizam os calços de madeira provenientes da estocagem de telhas de fibrocimento para armazenagem (saiba mais em Produtos sob Aspecto Ambiental). Na SAMA, o reaproveitamento ocorre de duas formas: confecção dos pallets que são produzidos com sobras de madeira das serrarias e por meio da realocação dos restos de produção (partes finais dos lotes que não completaram um pallet).