Relato 365

Relato 365

Relato 365

Gestão de riscos

102-11, 102-15, 102-30, 102-34

O Grupo Eternit estabelece critérios para a identificação, avaliação, priorização, tratamento, comunicação e monitoramento dos riscos de sua atividade empresarial, bem como propaga a cultura de gestão de riscos entre seus colaboradores. Os processos e as ferramentas para o gerenciamento dos aspectos ambientais são centralizadas nas Avaliações de Desempenho Socioambiental – Conformidade, Gestão Ambiental DMA Materiais, Emissões, Efluentes e Resíduos, Produtos sob Aspectos Ambientais, Reutilização, Biodiversidade – e na Preservação e Gestão do Impacto na Biodiversidade, que são monitoradas por meio dos impactos diretos e indiretos.

As práticas adotadas pela Companhia para gerenciamento dos riscos têm como objetivo possibilitar a identificação, a avaliação e o tratamento dos riscos a fim de evitar ou mitigar eventuais efeitos adversos nos seus negócios, como impacto nas operações financeiras ou estratégicas.

Em 2021, o Grupo Eternit avançou com a estruturação de uma série de processos internos para o gerenciamento dos riscos de forma integrada, colocando em prática os planos de ações identificados nas percepções de riscos em que constituiu a Matriz de Riscos da Companhia, apresentada e aprovada pelo Conselho de Administração.

Matriz de Riscos 205-1

A Matriz de Riscos da Companhia integrou aspectos financeiros, sociais e de governança corporativa na avaliação qualitativa e quantitativa. Para o conjunto de cinco riscos altos (prioritários) foram estabelecidos planos de ações e linhas de defesas.

O modelo de gerenciamento de riscos praticado no Grupo Eternit se baseia no conceito das três linhas de defesa, em que cada ente da Companhia tem um papel definido no processo de gestão dos riscos do Grupo Eternit.

1ª linha: funções/áreas (Diretoria) que gerenciam e têm propriedade sobre os riscos.

2ª linha: funções/áreas (Gestão de Riscos, Controles Internos e Compliance) que supervisionam riscos.

3ª linha: funções que fornecem avaliações independentes (Auditoria Interna).e supervisionam riscos.

Em 2021, o Grupo Eternit realizou auditoria do processo logístico da unidade de Goiânia e no Departamento Corporativo de Logística, em compras das unidades de fibrocimento e nas despesas gerais (viagens, táxi, celulares etc.). Para todos os processos auditados, foram avaliados aspectos gerais como: normas e procedimentos, níveis e limites de alçada, salvaguarda de documentação, relatórios gerenciais, nível de automação do processo e segregação de função.

A matriz de riscos do Grupo Eternit foi aprovada em setembro, no entanto, mesmo no processo de construção, em janeiro o Plano da Auditoria Interna de 2021 foi baseado em riscos significativos levantados em auditorias internas anteriores e projetos que em 2020 também envolveram riscos importantes para a Companhia.

O acompanhamento da implementação dessa gestão é realizado pela Diretoria-Executiva, apoiado pelas análises e avaliações da Auditoria Interna. Dentro de suas competências, a equipe conduz avaliações sistemáticas dos processos internos e indicam oportunidades de melhoria para aprimoramento contínuo da gestão de riscos e da governança como um todo.

Gestão do risco fiscal
O Grupo Eternit desenvolve sua estratégia de gestão tributária embasada em conformidade com a legislação vigente. Um dos pilares da Companhia é manter relação transparente com os órgãos públicos e associações do setor, objetivando agregar valor para ambos e contribuir com a arrecadação correta aos Governos Federal, Estadual e Municipal. 207-1

Empresa de capital aberto, publica periodicamente as informações relevantes, de modo que os seus acionistas tenham o conhecimento necessário dos planos de negócios da Companhia. As empresas do Grupo Eternit possuem incentivos fiscais, termos de acordo e protocolos de intenções com os estados onde possuem plantas industriais, objetivando ter uma carga tributária adequada.

O Grupo Eternit acompanha a legislação pertinente a cada negócio, monitorando as atualizações por meio de acompanhamento de consultoria/suporte especializados e discussões entre membros do Comitê Tributário Interno. Além disso, participa de grupos de estudos tributários para discussão dos temas relevantes dessa área.

Todas as decisões quanto à gestão tributária são aprovadas pelo Corpo Diretivo do Grupo Eternit e acompanhadas periodicamente pelo Comitê Financeiro/Conselho da Administração. 207-3

A Companhia possui incentivos fiscais estaduais e federais enquadrados em determinados programas de desenvolvimento industrial na forma de financiamento, diferimento do pagamento de impostos ou reduções parciais do valor devido. Esses programas estaduais objetivam promover o incremento da geração de emprego, a descentralização regional, além de complementar e diversificar a matriz industrial dos estados. Nesses estados, os prazos de carência, fruição e as reduções são previstas na legislação fiscal. 201-4

No exercício findo em 31 de dezembro de 2021, os valores das subvenções governamentais totalizavam R$ 36.838 (R$ 13.055 em 31 de dezembro de 2020), conforme descrito a seguir:

Política de Gestão de Riscos

102-33, 207-2

A Política de Gestão de Riscos do Grupo Eternit tem por objetivo estabelecer critérios para identificação, avaliação, priorização, tratamento, comunicação e monitoramento dos riscos de sua atividade empresarial, bem como fortalecer a cultura de gestão de riscos entre os colaboradores.

Todos os riscos identificados são relacionados no Dicionário de Riscos de forma a padronizar a linguagem de riscos na Companhia. Esses riscos estão divididos de acordo com suas categorias: estratégico, financeiro, operacional, compliance e socioambientais.

Para saber mais sobre a Política de Gestão de Riscos, clique aqui.

Plano de Ação ESG

Em 2021, a Companhia identificou com o Conselho de Administração os principais pontos para a elaboração de um Plano de Ação ESG, totalizando 68 iniciativas a serem implementadas em 2022.

Os principais indicadores inicialmente apontados como direcionadores para o Plano de Ação ESG são:

  • Governança: quantidade de denúncias, pesquisa de clima organizacional
  • Social: diversidade de gênero; mulheres em cargos de liderança; censo de faixa etária e formação acadêmica; ações sociais; percentual de voluntariado; saúde e segurança do trabalhador, taxa de frequência de acidentes reportáveis; riscos SSMA identificados versus controlados
  • Ambiental: índices de água, energia e resíduos; disposição dos resíduos (aterro, reaproveitamento, reciclagem); emissões de gases de efeito estufa (GEE)

Matérias que podem interessar