Relato 365

Relato 365

Relato 365

Saúde e Segurança do Trabalho

103-1, 103-2, 103-3, 403-1, 403-3, 403-4, 403-6, 403-8, 416-1

Reconhecida pelas boas práticas, a Eternit tem o compromisso de propiciar um ambiente de trabalho saudável e seguro, por meio de ações que visam prevenir, eliminar e mitigar o risco de doenças e acidentes do trabalho para seus colaboradores e prestadores de serviços dentro e fora das operações.

A Companhia realiza periodicamente treinamentos para garantir que seus procedimentos, padrões e diretrizes de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) sejam praticados por todos dentro da Companhia. Também desenvolve ações, programas e campanhas internas, com destaque para a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), o Programa de Proteção Respiratória (PPR) e o Programa de Conservação Auditiva (PCA).

Os prestadores de serviço passam por treinamento de integração com profissional de segurança da Companhia; esses treinamentos apresentam as principais características do sistema de gestão de SSMA. Todos os serviços realizados por prestadores de serviços terceirizados são acompanhados por colaborador responsável do Grupo Eternit, que avalia as características técnicas e atendimento aos requisitos de saúde, segurança e meio ambiente.

O próprio presidente realiza reunião de mesa-redonda com os colaboradores durante sua visita às unidades com objetivo de esclarecer dúvidas e reforçar a forma como a Companhia administra as operações, além de, principalmente, reforçar o que espera de cada colaborador e prestador de serviço dentro das operações da Companhia.

Todas as unidades contam com Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) e Grupo de Brigadistas Voluntários. Em 2021, aproximadamente 20% dos colaboradores do Grupo Eternit fizeram parte de alguma atividade relacionada à prevenção.

A empresa mantém o Comitê Mensal de SSMA em todas as unidades. O Comitê é liderado pelo gerente operacional e conta com a participação da liderança e integrantes da equipe de SSMA. O objetivo do grupo é realizar uma avaliação detalhada dos indicadores preventivos e/ou corretivos, e, quando necessário, definir ações, prazos e responsáveis.

Nas unidades que possuem Departamento Médico, além dos atendimentos de medicina ocupacional também é realizado o atendimento médico assistencial. Os médicos realizam consultas e/ou orientações sobre qualquer problema de saúde, independentemente de relação com o trabalho.

O prontuário médico fica arquivado em local de acesso restrito às pessoas autorizadas e de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados e a própria ética médica. Nenhuma informação de saúde é utilizada para avaliação de engajamento e/ou desempenho. A gestão de saúde está contemplada no Programa Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), com base no Programa de Proteção de Riscos Ambientais (PPRA).

Mensalmente são divulgados informativos de saúde por e-mail e quadro de aviso como forma de sensibilizar para assuntos de prevenção à saúde. A Companhia pretende estruturar um programa de prevenção à saúde e bem-estar para 2023.

Qualidade, segurança e saúde são três requisitos que o Grupo Eternit leva em consideração na oferta de produtos aos clientes, sempre buscando e valorizando as melhores práticas operacionais, garantindo a oferta de produtos seguros ao consumidor. Em 2021 não foi identificada não conformidades relacionadas a saúde e segurança e impactos de produtos e serviços nos clientes. 416-2

Na mineração, por meio da SAMA, a Companhia levantou estudos e análises referente aos cuidados e padrões de segurança adotados em relação aos seus colaboradores e terceiros, além do transporte e manuseio do produto.

Vale destacar que os processos de extração, beneficiamento e industrialização do amianto crisotila passaram por inúmeras evoluções técnicas e tecnológicas ao longo de sua história a fim de garantir o direito à saúde e à vida dos trabalhadores desta cadeia produtiva. Hoje, a realidade brasileira no que diz respeito ao trabalho com esse mineral não oferece qualquer risco à saúde dos trabalhadores, conforme o quadro ao lado:

Foto amianto crisotila

Todos os colaboradores da SAMA passam anualmente por exames periódicos, seguindo determinações legais. A mineradora transformou-se em um modelo mundial no acompanhamento da saúde de ex-colaboradores. Graças a isso, são mantidas em uma sala especialmente construída para esse fim, à prova de fogo, mais de 80 mil radiografias dos pulmões e mais de 2 mil tomografias do tórax de trabalhadores que passaram pela mina.

1. Para ser considerado como cancerígeno um material inalado deve possuir biopersistência maior que dez dias – Diretiva nº 69/1997 da União Europeia.

Programa do Cuidado Ativo

O Programa do Cuidado Ativo tem como objetivo a promoção do comportamento cuidadoso dos profissionais em relação à saúde e à segurança, seja com ele mesmo, seja com as outras pessoas. Esse comportamento leva a melhores resultados na identificação e na prevenção de riscos em cada operação.

A campanha de conscientização preza o uso de equipamentos dentro dos padrões de segurança, o reporte de situações de risco e a realização constante de workshops e treinamentos voltados para saúde, segurança e meio ambiente. Em decorrência dos desafios relacionados ao tema, a Companhia reforça essas premissas na campanha Meu Compromisso – Valorizo a Segurança, Porque Valorizo a Vida!, iniciada em 2020.

Identificação e avaliação de riscos e investigação de acidentes 403-2, 403-10
O Grupo Eternit identifica os perigos e classifica os riscos de acidentes e de saúde dos colaboradores de acordo com as funções exercidas. Esses riscos identificados estão contemplados no PPRA e no PCMSO para o gerenciamento e controle.

A Companhia também disponibiliza a ferramenta Comunicados de Riscos aos colaboradores, prestadores de serviço e visitantes. Nessa ferramenta é possível identificar qualquer condição que esteja abaixo do padrão. Todos os comunicados de risco são avaliados pelos profissionais da Segurança do Trabalho, e de acordo com uma matriz de criticidade os riscos são classificados em:

  • Críticos (paralisação imediata da atividade)
  • Atenção (até 90 dias para solucionar)
  • Moderado (até 180 dias para solucionar)
  • Aceitáveis, que se tornam oportunidades de melhoria, sem que haja um prazo definido para execução.

Em 2021 foram abertos 6.927¹ Comunicados de Riscos, sendo que 5.830 foram encerrados dentro do ano corrente.

Todos os colaboradores e prestadores de serviços têm o direito de se recusar a realizar uma atividade que os expõe a riscos sem medidas de controle. Antes das atividades não rotineiras, o responsável do setor, o responsável do serviço e a segurança do trabalho local avaliam as condições de trabalho e implementam medidas de controle que devem ser seguidas pelos profissionais por meio da Permissão de Trabalho. Somente após a avaliação, a liberação e o de acordo dos profissionais que irão realizar as atividades é que o serviço é liberado.

Todas as ocorrências reportadas no Grupo Eternit são analisadas pelos profissionais da Área de Segurança do Trabalho em conjunto com os responsáveis da área, os responsáveis da atividade e outros profissionais que possam contribuir no processo de análise de causa. Em seguida, a ocorrência é levada ao Comitê de Segurança da unidade, onde as ações e a análise de causa são validadas e alinhadas por todo grupo de gestão da unidade. Todas as unidades realizam a identificação dos perigos e riscos de suas atividades.

O principal risco à saúde nas operações está relacionado ao nível de ruído. Por isso, os empregados e prestadores de serviços recebem protetor auricular, são treinados sobre os riscos, o uso de equipamento de proteção individual (EPI) é monitorado diariamente e o Departamento Médico realiza os exames médicos preventivos de acordo com os requisitos legais aplicáveis. Toda a gestão de saúde e segurança está baseada nos requisitos da norma ISO 45000. Em 2021 não houve registro de doenças ocupacionais no Grupo Eternit.

1. Caso haja comunicados de risco iguais, o Grupo Eternit não contabiliza os comunicados repetidos, quando possível informa ao usuário que a ação já está em andamento.

indicadores segurança no trabalho

Dos 24 acidentes reportados em 2021, 15 estão relacionados a acidentes com as mãos (62,5%). Para reduzir esse percentual, o Grupo Eternit realizou campanhas educativas, treinamentos, diálogos de segurança específicos sobre o tema Proteção das mãos. Além das ações educativas, a Companhia está investindo na adequação dos equipamentos conforme a legislação vigente, com colocação de proteções fixas, sensores de presença que bloqueiam o equipamento e dispositivos de segurança interligados, visando à segurança dos colaboradores e prestadores de serviço nas áreas operacionais.

Mensalmente, os líderes operacionais e gestores realizam inspeções com o foco nas condições físicas das instalações, visando garantir as condições de segurança dos colaboradores e prestadores de serviço. Além das inspeções, todos os líderes e equipes de segurança realizam as observações comportamentais, visando analisar as atitudes dos colaboradores e prestadores de serviço em seu dia a dia, sendo o principal objetivo dessa atividade apresentar feedback pelo comportamento positivo.

Treinamentos preventivos 403-5, 403-7
Em 2021, o Grupo Eternit ofertou 10.261 horas de treinamentos preventivos de segurança do trabalho aos colaboradores, com os mais diversificados temas: Proteção das mãos; Cuidado ativo; Nosso compromisso; e Capacitação da liderança para saúde e segurança. Para treinamentos em requisitos legais, foram realizados 51.746 horas, que se referem a:

Trabalhos em altura; Espaço confinado; EPIs; Integração; e Trabalhos em eletricidade. Totalizando as horas de treinamento, houve uma média de 42,5 horas de treinamento em saúde e segurança do trabalho por colaborador em 2021.

Além das horas de treinamento em SST, o Grupo Eternit realizou 12,8 horas de Diálogo Diário de Segurança (DDS) por colaborador. O objetivo do DDS é alertar os colaboradores no início do turno dos possíveis riscos nas atividades que serão executadas.

Destaques de 2021

Matérias que podem interessar